Facilidade

FAUrb compartilha meio de transporte alternativo

Arquitetura e Urbanismo da UFPel mantém, há quatro anos, projeto que disponibiliza bicicletas à comunidade acadêmica

Gabriel Huth -

Desde 2014, quatro bicicletas são oferecidas à comunidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos podem utilizar, de forma gratuita, e usufruir do sistema de compartilhamento chamado Ciclo.UFPel. Trata-se de um projeto de extensão idealizado pelo laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), com o apoio do Programa de Pós-Graduação (Prograu) do curso, que tem como objetivo promover o deslocamento entre as unidades da instituição.

Os idealizadores do projeto foram Fernanda Tomiello, professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e Otávio Peres, arquiteto e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan). Na época da criação, ela era aluna e ele, professor do curso. A ideia surgiu a partir da compreensão das dificuldades de locomoção entre os prédios da UFPel, distribuídos na malha urbana e distantes uns dos outros. Somado a isso, há o fato de muitos membros da comunidade acadêmica residirem em pontos diferentes da cidade. 

A solução encontrada, segundo o arquiteto e professor da FAUrb, Maurício Polidori, foi disponibilizar um meio de transporte alternativo que complementasse a frota de ônibus e diminuísse a utilização de carros. “É bom para a cidade e para a universidade”, justifica. O projeto é abrangente, extensivo e consegue disponibilizar serviços às três categorias da instituição. “Conseguimos conectar pontos dispersos”, afirma Polidori. Com o apoio dado ao Prograu, foi possível juntar a pesquisa com a extensão e promover melhorias para a mobilidade urbana, através do mapeamento de rotas e mapas da cidade, por onde os usuários passam. Dessa forma, ciclovias e ciclofaixas podem ser propostas.

O coordenador administrativo Nelson Cabelleira explica que, por se tratar de um projeto de extensão, não são disponibilizados fundos à manutenção. As bicicletas são mantidas com doações dos professores. “Tiramos do nosso bolso”, conta. Apesar das dificuldades, alunos da FAUrb tomaram gosto pela coisa. Um estacionamento foi criado dentro do prédio para guardar as bicicletas de cada um. “Se acostumaram”, completa o coordenador. Cerca de seis viagens são realizadas diariamente. Quando os equipamentos estragam, há reclamações. Isso é, portanto, um bom sinal que mostra que o serviço está realmente sendo utilizado e cumprindo seu objetivo.

Como retirar
A FAUrb é localizada na rua Benjamin Constant, 1.359. Para retirar uma bicicleta é necessário preencher um cadastro e apresentar o documento de identidade. Um termo de responsabilidade também deve ser assinado. Quatro horas são disponibilizadas para cada usuário, a fim de não prejudicar outros que queiram utilizar e dar a oportunidade à todos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fazenda anuncia recursos às Santas Casas Anterior

Fazenda anuncia recursos às Santas Casas

As escaiolas do Castelo Próximo

As escaiolas do Castelo

Deixe seu comentário